terça-feira, 14 de agosto de 2012

Amar, Doar




João 3:16

16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

Introdução

Este é um dos versos mais conhecidos da Bíblia e um dos mais usados para pregação do evangelho.

O ser humano tem por natureza ser egoísta. Isso fica explícito quando se analisa os mais diversos níveis de relacionamentos.

Uma das virtudes de um lar bem estruturado está em não haver espaço para o egoísmo, mas ensinar isso aos nossos filhos é cada dia mais desafiador, pois a competitividade que rodeia nossa sociedade leva as pessoas a pensar apenas no “vencer” sem levar em conta o “como” chegar lá.

Amor

A base do cristianismo é o amor. Bem, pelo menos é o que deveria ser.

Deus expressa seu amor de várias formas e uma delas é muito intensa e profunda: Isaías 49:15 “O Senhor responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.” NVLH.


Seu amor por nós é tão grande que, para dar um fim à hipocrisia e religiosidade concluiu o plano da salvação enviando seu próprio filho para que toda a humanidade pudesse ser ligada novamente a Deus através do sacrifício dele como "homem sem pecado" para que todo o pecado tivesse o preço pago.

Podemos simplesmente fechar os olhos para este sacrifício ou podemos nos mostrar agradecidos. Crer que
Ele é o filho de Deus e se sacrificou (morreu) para que hoje pudéssemos ter nossa dívida (pecados) paga por alto preço.

Jesus em seu ministério aqui na terra fixou isso o tempo todo deixando claro que melhor do que ser religioso é amar a todos.

Como amar

Lucas 14:26 “— Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo.”.

Quando lemos o texto de Lucas pode parecer contraditório com a mensagem que estou passando, mas quando Jesus trazia o foco pra si um grande espelho era mostrado.

Essa é a verdadeira mensagem do evangelho. Um evangelho que grande parte das igrejas tem medo de assumir.

Jesus deixa claro quem é ele em Mateus 25:34–40:
34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. 35 Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa.
36 Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.”
37 — Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? 38 Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos?
39 Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?”
40 — Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”

Aqui está o desfecho do que lemos em Lucas quando Jesus diz “aquele que não me amar mais do que o seu pai, a sua mãe...”.

O verso 40 de Mateus 25 deixa claro que quando fazemos aos mais humildes estamos fazendo pra Ele.

Nosso amor a Jesus precisa ser refletido pelo amor ao próximo.

Muitos podem pensar que estou esquecendo de Deus e passando a pregar apenas o amor ao próximo, mas esse é realmente o PONTO PRINCIPAL:

Amar a Deus é amar o humilde e necessitado.

Amar a Deus é doação.

O segredo de doar

A Bíblia possui frases que parecem contraditórias como: Lucas 17–33b “quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira”, mas este é realmente o segredo.

O verdadeiro cristianismo prega a doação.

Você deve estar agora pensando “sabia que iam falar de dinheiro” ou “agora deve ser a hora da passarem a sacolinha” ou ainda “agora é a hora do golpe”.

Bem, se você quiser agora tomar uma atitude de entregar sua vida a Jesus, crer em seu sacrifício e quiser viver sinceramente o cristianismo verdadeiro, agora é a hora de abrirmos nossas dispensas, nossos bolsos, nossos sentimentos e começar a doar.

Essa doação deve ser feita aos necessitados, aqueles que estão suplicando para que alguém os ajude.

Isso é amar a Deus. É fazer o que ele ensinou: Mateus 25:40b “quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”. Fizer o que? Dar comida a quem tem fome, dar água a quem está com sede, dar abrigo a quem está sem casa, vestir a quem está sem roupa, cuidar de quem está doente e visitar a quem está preso.

Conclusão

Como foi dito no início, somos incentivados o tempo todo a sermos egoístas.

Somos egoístas como família, como amigos, como colegas de trabalho, como seres humanos.

Deus nos ensina para abandonarmos os ensinos terrenos que oram apenas o “Venha a nós o Teu reino” que nos traz trás benefícios em detrimento a qualquer um que estiver à nossa frente.

Deus nos ensina que o “Reino dEle” é andarmos na contramão. Ao invés de querer apenas para nós mesmos, olharmos para ELE através dos necessitados e DOARMOS nossas vidas para abençoar o próximo.

Lucas 17:33 “A pessoa que procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira”

Nossa vida será transformada à medida que nos comovermos com a necessidade do próximo.
Amém.

Pr. Marcelo Pimentel – 12/08/2012 (noite) – Comunidade Sede

Nenhum comentário:

Postar um comentário