domingo, 19 de agosto de 2012

Coração - Sentimento



“Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores. Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou:
-Onde é que você está?
O homem respondeu:
-Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu, por isso me escondi.
Aí Deus perguntou:
-E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu proibi de comer?
O homem disse:
-A mulher que me destes para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi.
Então o Senhor Deus perguntou a mulher:
-Por que você fez isso?
A mulher respondeu:
-A cobra me enganou e eu comi.” (Gênesis 3:8-13)

Aqui estavam um homem e uma mulher que acabaram de fazer uma escolha. Tinham contato direto com seu criador que lhes deu vida, mas apesar da pureza verdadeira, tinham livre arbítrio e tomaram uma decisão: “queremos conhecer o bem e o mal e assim seremos como Deus.” (Gênesis 3:4)


Quando Deus chamou Adão, já sabia que seu coração não era mais o mesmo e a pergunta podia ser: Adão, onde está o teu coração? O que você fez com ele?

Significado figurado da palavra CORAÇÃO tirada do dicionário priberam:
3. Conjunto de sentimentos.
4. Centro da sensibilidade, da afeição, do amor.
5. Objecto do afecto de alguém.
6. Consciência ou memória.
7. Conjunto de características morais ou psicológicas. = CARÁCTER, ÍNDOLE
8. Coragem, valor.
9. Voz secreta.

Em meio a tantos significados do sentido figurado de coração, encontramos consciência, e ali estava Adão dentro de um conjunto de sentimentos, tendo que enfrentar a consequência da sua ação, que tinha como nome a desobediência.

“Adão, onde está o teu coração?

-Eu escondi, porque ouvi a tua voz e tive medo, porque descobri quem sou, descobri que estava nu, descobri que preciso ser coberto, descobri que não estou livre como antes e achei que o Senhor não podia mais penetrar nele.

Mas Adão, quem foi que disse tudo isso sobre teu coração? Por um acaso você está em desobediência?

-Calma Deus, eu não fiz isso sozinho, aliás nem foi eu quem iniciei isso, lembra que o Senhor disse que seria melhor pra mim ter uma companheira? Pois é, foi ela quem desobedeceu e me induziu.

Mulher, porque você fez isso?

-A cobra me enganou e eu comi.”

“Filho meu, atenta para as minhas palavras às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos, guarda-as no meio do teu coração.
Porque são vida para os que as acham e saúde para o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:20-23)

Salomão nos dá uma lição de como nos livrar da morte: “Filho meu, atenta para as minhas palavras às minhas razões inclina o teu ouvido”  “guarda-as no meio do teu coração Porque são vida para os que as acham”

Adão e Eva morreram para aquilo que é puro, santo e limpo, porque não se concentraram em guardar as palavras de Deus no coração.

No nosso coração físico está a vida do nosso corpo, mas no nosso coração de sentimentos está a vida com Deus.

A partir da desobediência, Adão e Eva tiveram que deixar o ambiente que foram criados, para reaprender a vida, só que agora o coração deles não estavam mais apenas nas mãos de Deus como antes, agora tinham os olhos abertos para enxergar o mal e infelizmente o mal é muito atraente, o mal é bonito, o mal nos traz muitas respostas, mas só em Deus está a vida pura e verdadeira.

Nós sabemos o que é mal, nós sabemos quando estamos em desobediência desde que somos nenéns, depois da desobediência de Adão, o mal é quem manda na terra, e ser uma pessoa correta, de caráter, causa espanto porque infelizmente, o mundo não tem o hábito de fazer o correto.

Como é difícil pra nós seres humanos vivermos uma vida de retidão diante do mundo que vivemos, como é difícil tomarmos a decisão certa, quando o mundo inteiro nos condena.

Como é difícil recebermos o troco com uma quantia maior e devolver, (ainda mais quando estamos precisando!),

como é difícil não irmos contra a lei pra alcançarmos nossos direitos, quando pra chegarmos ao ponto, vai demorar meses ou anos,

como é difícil não nos vingarmos quando temos a oportunidade, sendo que a justiça vai demorar e talvez nem vai ser justa aos nossos olhos,

Como é difícil esperar, quando com uns trocados a mais podemos ser o primeiro,

Como é difícil dizer sim pra Deus, quando o que ele quer, é que eu seja puro, santo. Perfeito?

Como é difícil!

É difícil, mas não podemos culpar a mulher ou a serpente, tudo é uma decisão nossa, fazer ou não fazer, obedecer ou desobedecer, lutar ou recuar.

Quem é a serpente?

“O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar.” (Apocalipse 12:9)

Aquela velha serpente que induziu Eva com palavras tão atraentes, continua entre nós, e ela, como fez com Eva, nos mostra as facilidades da vida sem a honestidade, dessa vez não vem como cobra, pois na hora diríamos não, mas como tudo o que parece bom no momento.

E agora? A quem vamos culpar?

Uma escolha errada e teremos que lidar com o medo, a fuga, culpa e principalmente com as consequências.


  • O que vamos escolher? O bem ou o mal? O certo ou errado?

Se conseguimos enxergar as riquezas de uma vida honesta e pura, e conseguirmos colocar nisso o nosso coração, poderemos ter a certeza de que dessa forma conseguiremos juntar tesouros para uma vida eterna com Deus.

Para nosso conjunto de sentimentos, coração, se voltar para Deus, precisamos exercitar em todo tempo, para que vire um hábito e que enxergando os benefícios, possamos contagiar todo esse mundo, e assim termos um número cada vez maior de pessoas convivendo com Deus em todo tempo.

E finalizando, quero dizer que o que Deus quer de nós é perseverança em acertar, pois todos somos pecadores...mas João nos conforta:

“Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.” (1 João 2:1,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário