terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sabedoria e Compreensão


Provérbios 3:1–35

1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.

4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.
5 Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.  9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor.
10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.
11 Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 12 Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. 13 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 14 pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. 15 A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. 16 A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 17 Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz.
18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
19 Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;
e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.
20 A sua sabedoria fez os rios nascerem
e fez as nuvens darem chuva à terra.
21 Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 22 Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 23 Você caminhará seguro e não tropeçará. 24 Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. 25 Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus.
26 Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.

27 Sempre que puder, ajude os necessitados. 28 Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. 29 Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. 30 Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. 31 Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 32 pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. 33 O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. 34 Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. 35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.





Introdução


Temos entendido que somos responsáveis por grande parte dos problemas em que passamos.
Como diz um provérbio por aí: Somos hoje o resultado de nossas escolhas no passado.
Atribuímos tudo a nosso adversário espiritual, mas qual a nossa real parcela de culpa no cartório?
Muitas vezes não queremos nos olhar no espelho da alma. Preferimos atribuir todos os problemas, tribulações, traumas e todo tipo de alteração de caráter a outros e não a nós mesmos.
Esta não é uma ministração para nos deixar pra baixo (embora pareça), muito pelo contrário, é pra passarmos a nos enxergar como realmente somos e nos posicionar em muitos aspectos.
Para estabelecermos os parâmetros de nossa visão interna, vamos nos concentrar em seis questões básicas:
Qual a visão que eu tenho sobre mim?
Qual a visão que minha família tem sobre mim?
Qual a visão que meus amigos têm sobre mim?
Qual a visão que a comunidade tem sobre mim?
Qual a visão que todos os outros têm sobre mim?
Qual a visão que Deus tem sobre mim?

Sem responder a estas questões com extrema sinceridade não teremos condições de analisar o real “eu” que está em nós.

Sabedoria

O termo “sabedoria” está diretamente ligado ao termo “conhecimento”.
Em Oséias 4:6a está escrito: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento” ARC.
Em Mateus 22:29 está escrito: “Jesus respondeu: - Como vocês estão errados, não conhecendo as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!” NVLH

Sabemos que cada um dos dois textos acima possui um contexto que não é o que iremos tratar aqui. O ponto a se tratar é “conhecimento”.
O “conhecimento” que leva à “sabedoria” não é apenas ter uma noção de algo, mas aprofundar-se, mergulhar, desenvolver.
Saiu uma matéria na mídia esta semana informando que 38% dos alunos de faculdades do Brasil são analfabetos funcionais, ou seja, não dominam habilidades básicas de escrita e leitura.
É claro que não estamos falando aqui de pessoas humildes que não tiveram condições de estudar.
O problema é que a grande maioria das pessoas que frequentam os templos hoje depende exclusivamente do que escutam dos púlpitos e podem estar sendo enganados com falsas doutrinas ou mesmos com heresias das mais absurdas.
Como um povo que cresce a cada ano pode dizer que conhece a Deus se não possui conhecimento, ou seja, mesmo que leiam a Bíblia não a entende?
Parte da solução seria ter certeza de que a palavra pregada é mesmo direcionada do trono de Deus, mas nem todos possuem discernimento para isso.
Poderíamos dizer que o fruto do conhecimento é a sabedoria.
Muitas pessoas têm uma personalidade imediatista e que não busca aprofundamento dos problemas para dar soluções.
Isso faz com que as soluções apontadas para os problemas e muitas vezes executadas sejam superficiais e frágeis.
O que quero tratar aqui é o fato de não nos aprofundarmos no estudo da palavra e ficarmos na dependência de que alguém nos fale o que é certo ou errado.
Este tem sido um grande desafio do nosso país no quesito educação, mas também mostra um grande problema para os ditos cristãos, pois dizem que conhecem a Deus, mas não dominam ou pelo menos não entendem a Sua palavra.
Como resolver?

Compreensão

Poderíamos falar que falta leitura, mas de que adianta ler se não há compreensão?
A compreensão do que se escuta e do que se lê é indispensável para se adquirir a tão sonhada sabedoria que o texto de Provérbios nos fala.
A leitura da Bíblia, como de qualquer outro livro ou texto, deve ser feita com cautela para que as informações ali lidas exponha a essência do que o autor quis passar para o leitor.
Claro que se trata de técnica e isso se consegue com treino, mas, além disso, podemos ainda ter um auxiliador importantíssimo nessa jornada.
Podemos e devemos pedir ao Espírito Santo que nos auxilie a entender o porquê aquele texto é importante pra nós.
Quando estivermos aptos em conhecer e compreender estas questões, então passaremos a um próximo nível.

Recompensa

Uma leitura com uma boa compreensão nos leva a níveis de conhecimento que se convertem em sabedoria.
Essa é a meta.
Quando conseguimos extrair o máximo do que está escrito ou está sendo dito, é quando então somos capazes de nos avaliar.
Enquanto isso ainda não é uma realidade em sua vida, procure a palavra que venha de púlpitos com pregadores idôneos e éticos, que não se utilizem desse meio para seu próprio benefício, mas não deixe de buscar veementemente a sabedoria e compreensão.
Agora sim podemos realizar uma busca em nós mesmos para entendermos as questões do início da palavra.
Qual a visão que eu tenho sobre mim?
Qual a visão que minha família tem sobre mim?
Qual a visão que meus amigos têm sobre mim?
Qual a visão que a comunidade tem sobre mim?
Qual a visão que todos os outros têm sobre mim?
Qual a visão que Deus tem sobre mim?

Relutei em escrever sobre isso, mas fui impulsionado a trazer esta palavra, pois perecemos todos os dias por não ter sabedoria e entendimento do que ocorre ao nosso redor.
Nosso maior inimigo se chama “eu mesmo”. Vença-o e terá um caminho livre de você mesmo pela frente.
Amém.

Pr. Marcelo Pimentel – 05/08/2012 (noite) – Comunidade Sede

Nenhum comentário:

Postar um comentário