quinta-feira, 30 de agosto de 2012


  
Pr. Marcelo Pimentel – 26/08/2012 (noite) – Comunidade Sede
Hebreus 11:1
"1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. "
  • Introdução

Passamos por inúmeros problemas em nossas vidas. Problemas familiares, de saúde, financeiros, com amigos, com inimigos, profissional, etc...
Alguns resolvemos de bate-pronto, outros o tempo dará a solução necessária, outra parte é preciso até mesmo ser político, algumas vezes (quase sempre) abrir mão de algo.
Mas existem problemas que nossos olhos não enxergam a solução.
  • O olhar da fé

2 Coríntios 5:7 "Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos.".
Uma música antiga tinha a seguinte letra "Não olho as circunstâncias, olho o seu amor. Não me guio por vista, alegre estou".
Alguns poderão dizer que o que eu quero dizer é sobre "pensamento positivo".
Na verdade é mesmo! Xi!
Conforme o texto base, ter fé é ter certeza que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Este é "O OLHAR DA FÉ".
Deus conhece o ser humano como ninguém o conhece, foi ele quem nos fez.
Ele sabe que temos uma tendência enorme de sairmos do foco o tempo todo.
Por isso, nos instrui a andarmos por fé, a acreditar que nossos sonhos devem ser regados por oração intercessora e crente de que o que esperamos vamos receber.
Devemos estar focados no que Ele nos diz. Precisamos ouvi-lo o tempo todo.
  • Lutar, crer, orar.

Deus ouve a oração e responde.
O Espírito Santo está em nós. É aquela voz que nos diz "Vá, eu estou com você!".
A Bíblia está repleta de exemplos de que Deus se inclina a responder quando um justo clama com fé.
  • Curas, queda de muralhas, ressurreições, etc...
Hebreus 11:32–34 "32 O que mais posso dizer? O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. 33 Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era correto e receberam o que Deus lhes havia prometido. Fecharam a boca de leões, 34 apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros."
A Bíblia diz que sem fé ninguém pode agradar a Deus. Hebreus 11:6 "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.".
A Bíblia também nos incentiva a ficarmos felizes por passarmos por aflições, mas nos incentiva mais ainda a buscarmos o aprendizado ao final de cada provação:
Tiago 1:2–8 "2 Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! 5 Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6 Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7 Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8 pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer."
  • Pai da fé

Confesso que em minhas limitações humanas sempre tive dificuldades para entender a história de Abraão e Isaque.
Embora Abraão seja conhecido como pai da fé por ouvir a Deus e obedecê-lo sem ao menos conhecê-lo a partir do capítulo 12 de Gênesis, o grande momento onde a fé de Abraão foi provada está no capítulo 22.
Deus pediu seu único filho legítimo nascido de Sara em sacrifício.
O coração de Abraão deve ter doído muito quando ouviu isso de Deus.
Deus não se agrada de sacrifício humano, mas Abraão ainda não sabia disso. Entendendo que Deus não era incoerente (tinha prometido muitos descendentes) e que haveria livramento, entendeu que deveria obedecer.
Hebreus 11:17–19 "17 Foi pela fé que Abraão, quando Deus o quis pôr à prova, ofereceu o seu filho Isaque em sacrifício. Deus tinha prometido muitos descendentes a Abraão, mas mesmo assim ele estava pronto para oferecer o seu único filho em sacrifício. 18 Deus lhe tinha dito: "Por meio de Isaque é que você terá descendentes."
19 Abraão reconhecia que Deus era capaz de ressuscitar Isaque, e, por assim dizer, Abraão tornou a receber da morte o seu filho Isaque."
  • Conclusão

Abraão estava muito triste e preocupado, mas sabia que Deus faria alguma coisa.
Mesmo quando não vemos uma luz no fim do túnel, ELE sempre está lá.
O que é demasiadamente difícil hoje pra você? Qual é o Isaque que Deus está lhe pedindo?
Do que sua alma hoje quer fugir?
O que as possibilidades hoje dizem "Não é opção"?
Deus nos permite passar por provações para sermos aprovados.
TER FÉ É ESSENCIAL.
Ele nos tira do buraco, nos coloca em locais onde apenas em sonhos estivemos ou nem mesmo imaginamos um dia estar.
O que hoje precisa ter fé aumentada? Este é o momento de pedirmos "Senhor, me ajuda a ter fé nessa situação".
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário