segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ponto de partida


"O empregado perguntou:
-E o que é que eu faço se a moça não quiser vir comigo? Devo levar o seu filho de volta para a terra de onde o senhor veio?
Abraão respondeu:
-Não! Não faça o meu filho voltar pra lá, De jeito nenhum! O Senhor, o Deus do céu, me tirou da casa do meu pai e da terra dos meus parentes e jurou que daria esta terra aos meus descendentes. Ele vai enviar o seu Anjo para guiá-lo, e assim você conseguirá arranjar uma mulher para o meu filho. Se a moça não quiser vir, você ficará livre desse juramento. Porém não leve o meu filho de volta pra lá, de jeito nenhum." (Gênesis 24:5-8)

"Devo levar o seu filho de volta para a terra de onde o senhor veio?"

Entre os significados da palavra "voltar" está a palavra "regressar" e da palavra "regressar" está a palavra "tornar ao ponto de partida".

O empregado de Abraão sugeriu a seu patrão a ideia  de regressar com Isaque (filho de Abraão), para o ponto de partida.

"Certo dia o Senhor disse a Abraão:
-Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá pra uma terra que eu lhe mostrarei."
(Gênesis 12:1)

Abraão por sua vez disse:
"Não! Não faça o meu filho voltar pra lá, De jeito nenhum!"


Abraão recebeu uma promessa:
"Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma benção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo." (Gênesis 12:2,3)

Hoje nós somos herança desse povo. Depois de Abraão, Deus fez um trato com um povo escolhido, mas nós somos a realização da promessa que Deus fez a Abraão: "...por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo."

Houve um zelo de Abraão. O cumprimento da promessa dependia da perseverança. A promessa de Deus veio em meio a uma esterilidade:
-Tu não me destes filhos, e por isso um dos meus empregados, nascido na minha casa, será o meu herdeiro.
Então o Senhor falou de novo e disse:
-O seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu empregado Eliézer." (Gênesis 15:3,4)

Deus ordenou e fez promessas em meio ao impossível.: "Os seus descendentes vão formar uma grande nação". Abraão não tinha filhos pra que a promessa se cumprisse, mas obedeceu e foi em frente.

A promessa se cumpriu, deveria agora voltar/regressar ao ponto de partida? "Não! Não faça o meu filho voltar pra lá, De jeito nenhum!"

Devemos aprender a zelar por nossas promessas. Deus não brinca de prometer. Deus promete e cumpre cada detalhe, mas muitas vezes precisamos ser moldados antes. Quando Deus fez a promessa, Abraão tinha setenta e cinco anos (Gênesis 12:4), mas no cumprimento ele já tinha cem anos (Gênesis 21:05).

Faz quanto tempo que Deus te prometeu? Depois da promessa, quantas coisas aconteceram pra que você retornasse ao ponto de partida?

Zelar da promessa não é manipula-la. Deus tem tudo sob controle:
"Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado." (Gênesis 21:2)

Deus entende nossa ansiedade. Muitas vezes queremos ajudar Deus.
Com Abraão não foi diferente:
"Um dia Sarai disse a Abrão:
-Já que o Senhor Deus não me deixa ter filhos, tenha relações com a minha escrava; talvez assim, por meio dela, eu possa ter filhos.
Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. Abrão teve relações com Agar, e ela ficou grávida. (Gênesis 16:2-4)

Temos que lembrar sempre, que nossas atitudes geram uma consequência:
"Certo dia Ismael, o filho de Abraão e da egípcia Agar, estava brincando com Isaque, o filho de Sara. Quando Sara viu isso, disse a Abraão:
-Mande embora essa escrava e o filho dela, pois o filho dessa escrava não será herdeiro junto com Isaque, o meu filho.
Abraão ficou muito preocupado com isso, pois Ismael também era seu filho." (Gênesis 21:9-11)

Agora Abraão recebeu o que Deus prometeu, estava feliz, mas a consequência de sua manipulação estava batendo em sua porta. O que fazer? Os dois são seus filhos.
"Deus disse:
-Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava.
...o filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele seja uma grande nação." (Gênesis 21:12,13)

Deus na sua bondade lhe fez mais uma promessa, mas nada muda o fato de que Abraão estava mandando embora da sua casa, família e proteção, o seu também filho Ismael.

Tomemos cuidado com nossas decisões, concertar nem sempre vai resolver, pode apenas aliviar a culpa ou a dor.

O ponto de partida deve acontecer apenas quando tomamos o caminho errado.
O ponto de partida deve acontecer quando já estamos vivendo a consequência e não a promessa.

Quando o empregado de Abraão sugeriu o regresso ao ponto de partida, suas intenções eram as melhores e quando pensamos em regressar, sempre pensamos na melhor das intenções, mas assim como Abraão já era experiente em ouvir uma boa intenção (como ouviu a de Sarai), aprenda você também a dizer:
Não! De jeito nenhum voltarei ao ponto de partida! Deus me trouxe até aqui! Já sofri, já chorei, mas a promessa vai se cumprir e não quero viver a promessa junto com as consequências da minha manipulação!





Nenhum comentário:

Postar um comentário