terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ser Livre



Gálatas 5:1–25 e 6:1–10

Capítulo 5
1 Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente.
2 Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês. 3 Repito isto mais uma vez para qualquer homem que deixar que o circuncidem: esse homem é obrigado a obedecer a toda a lei. 4 Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus. 5 Mas nós temos a esperança de que Deus nos aceitará, e é isso o que esperamos pelo poder do Espírito de Deus, que age por meio da nossa fé.
6 Pois, quando estamos unidos com Cristo Jesus, não faz diferença nenhuma estar ou não estar circuncidado. O que importa é a fé que age por meio do amor.
7 Vocês estavam indo tão bem! Quem convenceu vocês a deixarem de seguir a verdade? 8 É claro que quem os convenceu não foi Deus, que os chamou. 9 Como dizem por aí: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa.”
10 Mas eu ainda tenho confiança em vocês. A nossa união com o Senhor me dá a certeza de que vocês voltarão a pensar da maneira certa. E também tenho certeza de que o homem que está perturbando vocês, seja ele quem for, será castigado por Deus.
11 Porém, irmãos, se é verdade que eu continuo a anunciar que a circuncisão é necessária, por que é que sou perseguido? Se eu anunciasse isso, então a minha pregação a respeito da cruz de Cristo não causaria dificuldade para ninguém.
12 E, quanto a esses homens que andam perturbando vocês, eu gostaria que se castrassem de uma vez!
13 Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros. 14 Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
15 Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando!
O Espírito de Deus e a natureza humana
16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. 17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.
18 Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,

21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.
22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. 24 As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. 25 Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! 26 Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.
Capítulo 6
1 Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também. 2 Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo. 3 A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma. 4 Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros.
5 Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga.
6 A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando.
7 Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. 8 Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. 9 Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
10 Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.

Liberdade

O que é liberdade pra você?

Liberdade, conforme o dicionário quer dizer:
1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.
2. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade.
3. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.

Até onde se conhece da história do ser humano a busca por esta palavrinha é sempre mostrada.

Temos a necessidade de viver sem nada nos travando, ou seja, quando temos alguma coisa nos atrapalhando podemos dizer que não estamos livres para atingir o objetivo desejado.

No Éden não havia restrição para o homem e para a mulher.

Eles podiam fazer o que desejassem. Existia apenas uma regra.

Como se sabe, o homem não deu atenção a este detalhe. Quebrou a única regra estabelecida.

O que é Liberdade em Jesus

Jesus deixa claro o que vem a ser a liberdade:

João 8:31-36
31 Então Jesus disse para os que creram nele:
— Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos
32 e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
33 Eles responderam:
— Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?
34 Jesus disse a eles:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. 36 Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres.

A liberdade é perdida quando o pecado entra.

Foi isso que aconteceu com Adão e Eva. Deixaram que uma única regra, simples e direta, fosse quebrada pelo desejo pelo do desconhecido.

Nosso adversário sabe exatamente quais são nossos pontos fracos e sabe como atingir nossos olhos espirituais.

O que é voltar a ser escravo

Paulo deixa claro que Jesus veio nos trazer salvação do pecado pelo simples fato de crer nEle.

O sacrifício de Jesus na cruz foi e é suficiente para cobrir e apagar todos os  nossos pecados.

Mas Paulo dá uma enfática advertência ao povo da Galácia, pois estes estavam sendo assediados pelos Judeus convertidos a serem circuncidados para terem direito à salvação em Cristo.

A carta que Paulo envia aos Gálatas deixa muito claro que Jesus veio trazer uma revolução no tratamento de Deus com o Homem.

A salvação não se baseia mais em obras (lei), mas puramente na fé.

Simples assim!

Claro que a fé gera obras em nós, mas estas obras não determinam nossa salvação, pois esta vem pela GRAÇA.

Graça é um DOM DE DEUS:

Efésios 2:7-9
7 Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.
8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.

Como ser livre

Nossa liberdade deve estar baseada em nossa fé em Jesus e no seu sacrifício que nos proporciona o presente da salvação.

O pecado nos escraviza, mas quando tentamos conquistar a Deus com sacrifícios de tolo ou mesmo colocando regras que Ele não estabeleceu ou mesmo voltando às práticas da lei para termos a atenção de

Deus, estamos voltando a ser escravos.

Não é o vista isso ou aquilo;
Não é o ore de joelho ou em pé;
Não é o falar assim ou assado;

Ser livre em Jesus é acreditar em seu sacrifício (fé) e compreender que devemos andar segundo a base do evangelho:

Gálatas 5:14

14 Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”

Amém.
Pr. Marcelo Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário