domingo, 2 de setembro de 2012

Detalhe

'


Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.'(João 19:26 )


O que dizer dessa situação?

Maria não tinha mais filhos para que Jesus se preocupasse em mandá-la para morar com João?

Quem eram os irmãos de Jesus?

"Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo.
Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto.
Então os irmãos de Jesus disseram a ele: — Saia daqui e vá para a Judéia a fim de que os seus seguidores vejam o que você está fazendo.
Pois quem quer ser bem conhecido não deve esconder o que está fazendo. Já que você faz essas coisas, deixe que todos o conheçam.
Até os irmãos de Jesus não criam nele.
Ele respondeu: — A minha hora ainda não chegou, mas para vocês qualquer hora serve.
O mundo não pode ter ódio de vocês, mas tem ódio de mim porque eu afirmo que o que o mundo faz é mau.
Vão vocês à festa, mas eu não vou porque a minha hora ainda não chegou." (João 7:1-8)

Nesse relato de João, entendemos que:

seus irmãos não o seguia: "Saia daqui e vá para a Judéia a fim de que os seus seguidores vejam o que você está fazendo."
seus irmãos não respeitavam sua missão: "A minha hora ainda não chegou, mas para vocês qualquer hora serve"
e seus irmãos não criam nele: "Até os irmãos de Jesus não criam nele"

Jesus teve doze discípulos, e dentro de sua missão, moldou  os doze para continuar aquilo que ele começou a fazer em nome do Reino de Deus.
"Jesus disse: — Já afirmei que sou eu. Se é a mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora!
Jesus disse isso para que se cumprisse o que ele tinha dito antes: “Pai, de todos aqueles que me deste, nenhum se perdeu.” (João 18:08,09)


Maria não era uma mulher qualquer. Foi a mulher escolhida por Deus para trazer o Filho dele à sua missão na terra.
A mulher não tinha valor, como pois ele poderia deixar sua mãe apenas com aqueles que não entenderam o Reino de Deus?

Ali estava sua mãe ao pé da cruz, junto àquele que foi ensinado sobre o Reino de Deus, como ele mesmo disse sobre si, um discipúlo amado, alguém que entendeu seu propósito, portanto alguém de confiança para cuidar de uma mulher importante.

Mais na frente em atos dos apóstolos, Lucas conta um pedacinho do seguimento de Maria, depois da subida de Jesus ao céu.

"Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos." (Atos 1:14)

Parece algo tão simples, mas Jesus não faltou com Maria, e hoje ele não falta conosco. Ali estava uma mãe sofrendo pela dor de seu filho, e nós também padecemos angústias, dores e sofrimentos, mas não podemos desacretidar de que os detalhes estão sendo vistos, e nunca estaremos desamparados.

Deus cuida dos detalhes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário